O que é a Gripe
A gripe é uma doença contagiosa resultante da infecção pelo vírus influenza. O vírus influenza infecta o tracto respiratório (nariz, seios nasais, garganta, pulmões e ouvidos) podendo atingir diferentes espécies (humanos, aves, suínos, etc.). Existe uma especificidade de certas estirpes para cada espécie, isto é vírus que, por exemplo, infectam habitualmente as aves só raramente infectam humanos. No entanto, os vírus específicos de uma espécie podem sofrer uma mutação que lhes confere capacidade de infectar outra espécie. Os peritos consideram que a próxima pandemia (epidemia de grandes proporções que surge em diversas zonas geográficas mais ou menos em simultâneo) de gripe poderá vir a surgir desta forma.
1. Gripe Humana
2. Gripe Aviária
3. Gripe A
O Vírus da Gripe
O vírus da gripe pertence à família Orthomyxoviridae (uma expressão que tem origem nas palavras gregas orthos, ou posicionado na vertical, e myxo, ou muco). Nos anos 60 do presente século, atribuiu-se este nome ao vírus da gripe devido à sua capacidade de ligação ao muco. Esta família inclui os vírus influenza dos tipos A, B e C.
Os vírus influenza A, B e C distinguem-se uns dos outros com base nas diferenças antigénicas da nucleocápside (NP) e das proteínas da matriz (M).
Os sintomas da Gripe
• Febre elevada
• Arrepios
• Dor de cabeça
• Dor muscular
• Garganta inflamada
• Nariz entupido
• Tosse seca
Na gripe sem complicações, a doença aguda geralmente resolve-se ao fim de cerca de 5 dias e a maioria dos doentes recupera em 1-2 semanas. Porém, em algumas pessoas, os sintomas de fadiga podem persistir várias semanas
Como se transmite o vírus da Gripe
O vírus da gripe (vírus influenza) transmite-se facilmente de pessoa para pessoa através das gotículas emitidas com a tosse ou os espirros.
A inalação dessas gotículas através do nariz ou garganta permite a entrada do vírus no organismo. Uma vez dentro do organismo, o vírus destrói a membrana mucosa do tracto respiratório e infecta as células.
É relativamente frequente a proliferação bacteriana nas membranas mucosas danificadas pela infecção pelo vírus influenza, que provocam infecções secundárias como pneumonia, sinusite, faringite, otite ou bronquite.
Tratamento da Gripe
Habitualmente, a gripe é tratada com medicamentos para o alívio dos sintomas (analgésicos, antipiréticos, descongestionantes nasais, etc).
Os antibióticos são ineficazes contra a infecção viral mas podem ser prescritos se surgir uma infecção bacteriana secundária à gripe. Existem actualmente medicamentos inibidores da neuraminidase, que bloqueiam a multiplicação dos vírus responsáveis pela gripe. Desta forma consegue-se suspender a rápida proliferação do vírus e controlar a doença.
Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde a quem a Roche presta toda a informação necessária sobre os seus medicamentos.
Se é profissional de saúde, saiba mais informações sobre medicamentos Roche na área reservada a profissionais de saúde.
O problema da Gripe
A principal medida de prevenção da gripe é a vacinação. A vacinação deve ser repetida anualmente e deve ser feita especialmente nos grupos de risco (idosos, crianças e doentes crónicos).
Uma vez que o vírus sofre alterações frequentes que o transformam num organismo diferente, a vacinação deve também ser repetida anualmente para poder ser eficaz. Estudos apontam para que a vacina da gripe oferece uma protecção de 30% a 90% aos indivíduos vacinados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário