6 de janeiro de 2011

PLENA - SINDIPETRO/RN - PETROBRAS - JUSTIÇA TRABALHISTA DO RN

A TODOS,

Por Pedro Idalino


A empresa PLENA que presta serviços a Petrobras através de 03 contratos aqui na UN-RNCE já vem algum tempo descumprido com suas obrigações contratuais e trabalhistas. Se não vejamos, por alguns dos itens que passamos a relatar:

-atrasos nos pagamentos de salário (já acontecendo á vários meses)

-atrasos nos pagamentos de encargos sociais e fiscais (chegou a ficar 05cinco meses descontando dos trabalhadores (as) e não repassando aos órgãos competentes)

-realiza pagamento de rendimentos por fora do contracheque (isso é totalmente ilegal)

-atraso no pagamento do plano de saúde (pondo em risco a vida e a saúde dos trabalhadores (as) e seus dependentes.

A PLENA vem dificultando nas relações com a entidade representativa dos trabalhadores, o sindicato, demorando nas respostas da proposta encaminhada à mesma na data de 29-09-2010, conforme oficio protocolado na empresa. Cobramos resposta da empresa através de e-mail, em 14.10 a gerente em Mossoró Sra. Alda e só tivemos resposta da contra-proposta na data de 03-12-2010. A contraproposta foi avaliada pelos trabalhadores (as) sendo a mesma rejeitada, após ouvido os trabalhadores foi comunicado por escrito à empresa sobre a rejeição, e até o momento não obtivemos mais nenhuma resposta da empresa.

Como é do conhecimento de todos: ficou marcada uma reunião no sindicato (sede natal), com o Sr. Vitor, no dia 03 as 09h00min e o mesmo não compareceu e a noticia que tivemos da Alda foi que estavam em uma reunião na Petrobras.

É também do conhecimento de todos, que o sindicato para resguardar os direitos dos trabalhadores através de sua assessoria jurídica entrou com uma ação cautelar pedindo retenção do faturamento da empresa junto á Petrobras, onde foi acatado pelo juiz em parte assegurando (50%) dos BM,s, o que dar certa tranqüilidade neste aspecto.

Para facilitar as negociações gostaríamos que a empresa apresentar-se ao sindicato o que ela pratica hoje, no que se refere a salários, benéficos, regime de trabalho e adicionais. Com certeza, teremos a partir daí, um processo de negociação mais célere e bom para todas as partes.

Evidentemente, se formos relatar com mais detalhes todos os problemas que essa empresa vem causando aos trabalhadores e a Petrobras daria muitas páginas. Mas, vamos ficando por aqui, na esperança de que a empresa possa atender as reivindicações dos trabalhadores (as) na perspectiva destes contratos chegarem até o final, sem prejuízos para ambos (trabalhadores, plena e Petrobras).

Ressaltamos nossa disposição de estarmos aberto ao canal de negociação e que esperamos ter por parte da empresa, essa mesma disposição.

Um comentário:

  1. A TODOS,

    Por Julierme Linhares



    Mossoró 20/05/2011


    Conforme reconheço que a empresa PETROBRAS com grande porte de responsabilidade e honra com seus compromissos gostaria de ser informado como proceder com a empresa RAL ENGENHARIA LTDA. Pois a mesma não está orando com seu fornecedor J. L. DE MELO – ME. A empresa RAL ENGENHARIA encontra-se em atraso desde setembro 2010. Gostaria que a empresa PETROBRAS entrasse com ajustamento de conduta com a empresa RAL ENGENHARIA LTDA para que honre com seus compromissos com seus fornecedores.

    Agradece
    Julierme Linhares de Melo

    ResponderExcluir