21 de janeiro de 2011

GRUPO IBERDROLA QUE COMPROU A COSERN (NEOENERGIA) COMPRA MAIS UMA EMPRESA BRASILEIRA


Iberdrola compra empresa de energia brasileira por US $ 2,4 bilhões

Por CHRIS V. NICHOLSON


IBERDROLA, a gigante energética espanhola, disse nesta quinta-feira que concordou em comprar a Elektro Eletricidade e Serviços do Brasil por US $ 2,4 bilhões.

A Iberdrola, que já detém 39 por cento da empresa brasileira Neoenergia, será um dos maiores fornecedores de energia no país. A empresa disse que o Brasil era "a chave para sua estratégia de crescimento internacional."

A oferta de dinheiro para comprar 99,7 por cento da Elektro da Ashmore Energy International devem ser aprovados pelos reguladores. A Iberdrola disse o regulador de mercado espanhol, que espera fechar o negócio no prazo de seis meses.

Iberdrola disse que está consolidada na ponto lucro líquido da Elektro e Neoenergia que atingiu 2,1 bilhões de reais (US $ 1,2 bilhões) em 2009. Naquele ano, a Elektro forneceu 11.000 horas gigawatt de energia a 2,17 milhões de clientes.

Neoenergia detém participações majoritárias em empresas distribuidoras de combustíveis do Brasil Cosern, Coelba e Celpe.

Ashmore, conhecido como AEI, disse na quarta-feira que vendeu participações e ativos de US $ 4,8 bilhões.

"Depois A.E.I. retirou a sua oferta pública inicial, em outubro de 2009, a companhia e seus acionistas começaram a avaliar alternativas estratégicas para o negócio ", disse James Hughes, CEO da Ashmore, disse no comunicado. "Nós concluímos que A.E.I. deveria vender a grande maioria dos seus ativos regulados, devolver o capital aos nossos acionistas e planejar e reorganizar a empresa em torno de um pequeno negócio, focada em geração de energia. "

A companhia disse que vendeu participações em 10 empresas de nove compradores, despindo-se de 80 por cento dos seus ativos. Essa reserva de caixa, além da Elektro, incluídas participações em empresas de energia na Colômbia, Peru, Chile, Panamá, El Salvador, Argentina e Polônia. Serão somados aos fundos que serão usados para pagar dívidas e investir em suas operações restantes.

A.E.I. contratou o Goldman Sachs e o Banco Itaú como conselheiros.

Fazer negócios ultimamente tem rendido resultados no setor da energia que em 2010, fusões e aquisições no setor chegoram a 501000000 mil dólares, um aumento de 42,8 por cento face ao ano anterior, segundo a Thomson Reuters.
fonte:http://www.nytimes.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário