21 de novembro de 2011

O JORNALISMO

Instrumento de Transformação Social

            Por suas características peculiares, o jornal voltado para comunidades específicas deve ser, naturalmente, um instrumento de transformação social, sem o que não faz sentido. Para tanto, o profissional deve trabalhar sempre imbuído dos melhores princípios éticos, tanto no relacionamento com a própria comunidade, como no relacionamento com as fontes de informação. Muitas vezes é aqui que mora o perigo. Devido à proximidade, não raro as fontes tentam manipular o jornal em proveito próprio. Outras vezes é o jornalista que se aproveita do seu prestígio na sociedade para deturpar, com prepotência, o que foi dito, conforme os seus interesses ou os interesses do jornal. Ambos são caminhos errados, a serem evitados, por mais fortes que sejam as pressões e as tentações.
            Um modo de identificar-se com a comunidade, buscando permanente interação com ela, é valorizar a cultura e os costumes locais.O jornalismo comunitário deve estudar mais a fundo a formação histórica e social da população à qual se dirige. Aprofundar-se nos costumes que caracterizam a cultura popular (religiosidade, arte, vida familiar, formas de sociabilidade, educação etc) e aprender a respeitar e valorizar essa cultura, reconhecendo nela um processo dinâmico e vivo, é um bom começo para quem se inicia no jornalismo comunitário.
            Para captar a alma do povo, o jornalista será sempre um observador privilegiado e um estudioso da sociologia, aprendendo que os regionalismos integram, na sua multiplicidade de variantes, a alma do povo brasileiro. Nas linhas finais de sua última obra (O Povo Brasileiro – A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1995), Darcy Ribeiro traça um  perfil que todo jornalista deve conhecer e sobre o qual deve refletir para bem cumprir o seu ofício de comunicador:
            “...apesar de feitos pela fusão de matrizes tão diferenciadas, os brasileiros são, hoje, um dos povos mais homogêneos lingüística e culturalmente e também um dos mais integrados socialmente da Terra. Falam a mesma língua, sem dialetos. Não abrigam nenhum contingente reivindicativo de autonomia, nem se apegam a nenhum passado. Estamos abertos é para o futuro”, afirma o sociólogo depois de estudar as origens étnicas de nosso povo no índio, no negro e no europeu, mais tarde enriquecidas com a chegada dos orientais.
            Diante de tanto jornalista deslumbrado com outras culturas e por isto mesmo alimentando complexos de inferioridade pelos traços culturais de seu país ou de sua região, Darcy Ribeiro proclama:
            “Nações há no Mundo Novo – Estados Unidos, Canadá, Austrália – que são meros transplantes da Europa para amplos espaços além-mar. Não apresentam novidade alguma neste mundo. São excedentes que não cabiam mais no Velho Mundo e aqui vieram repetir a Europa, reconstituindo suas paisagens natais para viverem com mais folga e liberdade, sentindo-se em casa. É certo que às vezes se fazem criativos, reinventando a república e a eleição grega. Raramente. São, a rigor, o oposto de nós”.
            A vocação latina do povo brasileiro, a natural integração continental da América do Sul, cada vez mais discutida em nossos dias, a partir do Mercosul retomado na Administração de Luis Inácio Lula da Silva,  é vislumbrada pelo sociólogo:
            “Nosso destino é nos unificarmos com todos os latino-americanos por nossa oposição comum ao mesmo antagonista, que é a América anglo-saxônica, para fundarmos, tal como ocorre na  Comunidade Européia, a Nação Latino-Americana sonhada por Bolívar. Hoje, somos 500 milhões, amanhã seremos 1 bilhão. Vale dizer, um contingente humano com magnitude suficiente para encarnar a latinidade em face dos blocos chineses, eslavos, árabes e neobritânicos na humanidade futura”.
             Darcy Ribeiro deixou-nos um legado de otimismo que muitas vezes falta ao jornalista:
            “Estamos nos construindo para florescer amanhã como uma nova civilização, mestiça e tropical, orgulhosa de si mesma. Mais alegre, porque mais sofrida. Melhor, porque incorpora em si mais humanidades. Mais generosa, porque aberta à convivência com todas as raças e todas as culturas e porque assentada na mais bela e luminosa província da Terra”.
            Na Comunidade, o jornalista verá refletido, como num espelho,  um pouco de cada um dos matizes que conformam a alma brasileira. Na cobertura diária, nas reuniões com o povo, nas festas populares, nas tradições locais, o comunicador entrará em contato com o  Brasil crioulo, o Brasil caboclo, o Brasil sertanejo, o Brasil caipira, os Brasis sulinos, de que fala o mesmo autor.
            “Embora nos ensinem a ter um modo de vida refinado, civilizado e eficiente – numa palavra, culto – não conseguimos evitar que muitos objetos e práticas que qualificamos de populares pontilhem nosso cotidiano. Samba, frevo, maracatu, vatapá, tutu de feijão e cuscuz, seresta, repente, folheto de cordel, congada, reisado, bumba-meu-boi, boneca de pano, talha, mamulengo, colher de pau, moringa, peneira, carnaval, procissão, benzimento, quebrante, simpatia, chá de ervas etc são palavras familiares, algumas numa região, outras noutra, com sotaque italiano, japonês, alemão ou árabe, ou ainda de modo supostamente puro”, observa o pesquisador Antonio Augusto Arantes em “O Que é Cultura Popular” ( São Paulo: Brasiliense, 1985).
            Resgatando a cultura popular ( que tanto pode ser instrumento de conservação como de transformação social, segundo Ferreira Gullar), nas suas várias manifestações, o jornalismo comunitário estará contribuindo para a formação da cidadania, para que o desconforto das pessoas contra a desigualdade social gerada pela política neo-liberal não se transforme em mero sentimento de constrangimento ou de vergonha, mas que se afirme como o inconformismo que leva à luta por uma situação de justiça, de igualdade, de solidariedade.
            Por isto mesmo o jornalismo comunitário não deve se voltar para grupos, porque isto significaria oprimir ainda mais o povo através da desinformação ou do sectarismo político-partidário. Deve, isto sim, abraçar as causas populares e usar a força do veículo comunitário junto aos que têm poder de decisão para forçar a solução dos problemas que afligem a comunidade, no seu dia-a-dia.
            É nobre e de grande responsabilidade a tarefa do jornalismo comunitário.
            A propósito de cultura popular e cidadania, o educador Paulo Freire participou, como conferencista, da produção de um vídeo popular em apoio à campanha de erradicação do analfabetismo promovida pelo Banco do Brasil em maio de 1994, com o título “Educação e Mudança”. E ao falar para educadores, Paulo Freire está falando, naturalmente, para líderes comunitários que têm o pode de influir na opinião pública do lugar onde trabalham. Entre esses líderes estão, naturalmente, os jornalistas comunitários, nos quais a comunidade aprende a confiar e dos quais espera comportamento ético, sereno e responsável.
            Segundo ele, a tarefa do educador é uma tarefa “gnosiológica”, isto é, que envolve o processo do conhecimento. Para transmitir ensinamentos, ele precisa ter clareza política, visão de mundo e método de trabalho. À medida que transfere o conhecimento, ele “reconhece” o que conheceu durante o estudo do objeto, capacitando-se, assim, cada vez mais, como formador.
            Na comunidade, o jornalista é permanentemente convidado a integrar órgãos colegiados, associações, grupos de debate, jurado de eventos culturais etc. Isto ocorre porque a comunidade reconhece nele a capacidade de liderar e de influenciar. Dotado de princípios éticos, o comunicador comunitário deve aproveitar esse contato direto para estar sempre aprendendo com a comunidade de modo a poder servi-la cada vez melhor, sem jamais impor os seus processos, mas sempre discutindo, democraticamente, o melhor caminho em cada situação.
            De quem lidera, a comunidade também aguarda um pouco de esperança, de estímulo, alguém que sabe não apenas criticar mas também propor soluções. Paulo Freire denuncia como artimanha do capitalismo neo-liberal a estratégia de dizer que as utopias morreram, que não adianta mais sonhar, que a pobreza é um determinismo histórico, que os pobres devem se conformar com a vida que levam etc.
            O formador de opinião deve enfrentar essa barreira, segundo Freire, porque é uma barreira imposta pela ideologia das classes dominantes. O educador/formador deve  resgatar a esperança do povo num mundo melhor, fazendo-o sentir-se sujeito da história e não mero objeto dela ou um joguete do destino. Se há exclusão social a culpa não é dos excluídos, mas do modelo perverso de sociedade que temos. Por isto a cidadania é um processo em permanente construção, é um direito a ser exercido por todos, sem qualquer tipo de exclusão por analfabetismo, cor, situação econômica, crença, convicção política etc. Na medida que o comunicador comunitário  dá as costas para os interesses do coletivo e passa a servir a este ou aquele grupo, ele está traindo a confiança da comunidade e retirando dela o direito à cidadania. E ninguém pode tirar do outro o direito de sonhar e de lutar. “A existência ultrapassa a vida; pode haver vida sem sonho, mas não há existência sem sonho”, diz Paulo Freire esclarecendo que existir socialmente, como cidadão, é mais que viver biologicamente como qualquer ser vivo.
            O jornalista comunitário não pode se limitar a perceber que tem nas mãos o dever social de mudar o mundo, de torná-lo melhor e mais justo. Ele precisa assumir, na prática, esse discurso, colocando seu trabalho, seu jornal, seu veículo, a serviço da coletividade em toda e qualquer circunstância.
            Se não estiver preparado para ter uma visão crítica da história e da sociedade, o jornalista poderá contribuir para alienar ainda mais ao invés de libertar os excluídos. “Quando o Sujeito não se reconhece como produtor das obras e como sujeito da história, mas toma as obras e a história como forças estranhas, exteriores, alheias a ele e que o dominam e perseguem, temos o que Hegel designa como alienação. Esta é a impossibilidade do sujeito histórico identificar-se com sua obra, tomando-a como um poder separado dele, ameaçador e estranho”, observa Marilena Chauí em O Que É Ideologia ( São Paulo: Brasiliense, 1980).
            Na comunidade, como já dito, o jornal e o jornalista devem  apoiar e incentivar as manifestações da cultura popular, como teatro, música, poesia, arte etc. Para Antonio Arantes, “fazer qualquer modalidade de arte é construir, com cacos e fragmentos, um espelho onde transparece, com as suas roupagens identificadoras particulares, e concretas, o que é mais abstrato e geral num grupo humano, ou seja, a sua organização, que é condição e modo de sua participação na produção da sociedade”
            Um dos melhores instrumentos de trabalho do jornalista que milita em grandes corporações é a boa relação do profissional com suas fontes de informação. No pequeno jornal não deve ser diferente, como já vimos. Afinal, como não se faz bom jornalismo  sem boas fontes de informação, também não se faz veículo comunitário sem boa apuração, sem contar com uma rede de informações confiável e suficientemente ampla para manter o jornal bem informado. Não é o fato da comunidade ser um universo fisicamente menor que o dos grandes centros urbanos que dispensará o jornalista de uma boa pauta e uma boa agenda com nome, endereço e telefone de seus contatos. A especificidade que se pode verificar no caso do comunitário é, naturalmente, a proximidade  e quase “vizinhança” do repórter com a fonte, mas isto como que reproduz, por exemplo, o universo de Brasília, a cidade com a maior concentração de fontes do país nos palácios, nos ministérios, no Congresso, nas embaixadas, no Governo do Distrito Federal, nas autarquias etc.
            A relação de proximidade com a fonte, é sempre uma relação potencialmente perigosa, que pode levar a um envolvimento sem retorno, a um nível em que a fonte passa a manobrar o veículo ao “plantar” informações de seu interesse. A eqüidistância ética e equilibrada ( nem proximidade demais que envolva interferência, nem distanciamento tal que não comporte um telefonema fora de hora ) deve ser valorizada e buscada pelo jornalista, e de forma tanto maior quanto  mais próxima for a “vizinhança” com a fonte, conforme se dá no interior das comunidades.
            Por isto, vamos tratar, agora, do relacionamento com as fontes.
            Quando trabalhamos com veículos comunitários não podemos dispensar o confronto  e a diversidade de opiniões para passar ao leitor uma informação completa e bem interpretada. Agir sem essa preocupação é correr para as facilidades de um jornalismo superficial, rápido e sem apuração alegando a velha e esfarrapada desculpa da falta de tempo. Nasce daí um jornalismo faccioso, tendencioso, anti-ético, a serviço de grupos e não da comunidade.
            Por menor que seja o universo de abrangência do veículo – ainda que seja apenas o jornal da escola – sempre será possível e necessário estabelecer o contraditório em busca da informação total, redonda, completa, justa, ética, para manter o  receptor bem informado.
            Isto tem a ver com boas fontes, mediante acurado trabalho de pesquisa ou apuração, através de entrevistas, consultas a publicações, documentos, bibliotecas, arquivos etc. Afinal, não há nenhum motivo para que um jornal comunitário não seja tão bem feito quanto um grande jornal. Apenas temos um ambiente menor a ser trabalhado, mas as normas éticas de apuração são as mesmas, por isto todos devem respeito ao artigo 7º do Código de Ética do Jornalista Brasileiro: “O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação”.
            Assim, “se o  repórter vai cobrir a queixa dos moradores de que uma indústria está poluindo um rio, deve ouvir não só os moradores, mas também os donos da indústria e as autoridades locais”, alerta, de modo prático, o Manual de Telejornalismo da Central Globo de Jornalismo, ao definir isenção como a obrigação moral do repórter ouvir os dois lados de um assunto polêmico.
fonte:http://webmail.faac.unesp.br

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