As eleições municipais de 2012
A coluna Panorama Político do jornal O Globo do último sábado, trouxe uma notícia interessante sobre as eleições municipais de 2012. Segundo a nota escrita pelo jornalista Ilimar Franco, o PCdoB está se preparando para ampliar o número de candidaturas para as prefeituras de capitais.
A nota afirma que seriam 6 as principais candidaturas majoritárias do partido: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Luís e Fortaleza.
Em São Paulo o comitê estadual do partido já aprovou a pré-candidatura do vereador comunista Netinho de Paula para a disputa da prefeitura. Netinho é um dos políticos mais populares do estado, tendo ficado de fora do senado por muito pouco em 2010. A disputa de 2012 deverá trazer muitas novidades para a cidade, com a candidatura de Afif Domingos pelo PSD (candidato de Gilberto Kassab) e a possibilidade de Gabriel Chalita sair do PSB em direção ao PMDB. No PT se fala na possibilidade de nomes novos como os ministros Fernando Haddad, Alexandre Padilha ou mesmo de Aloísio Mercadante.
Em Belo Horizonte a candidata do PCdoB deverá ser a experiente deputada federal Jô Moraes. A candidatura de Jô Moraes é fundamental para a consolidação de um bloco de esquerda no estado já que o atual prefeito Márcio Lacerda (PSB), apesar de ter o apoio do PT, possui relações íntimas com o PSDB de Aécio Neves.
Em Porto Alegre a deputada federal Manuela D´ávila é a mais cotada para assumir a prefeitura em 2012. Contando com o apoio do governador Tarso Genro (PT), Manu já aparece em primeiro lugar em todas as pesquisas eleitorais. O apoio do PT e do PSB no estado é dado como certo.
Em São Luís os comunistas contam com o nome do ex-deputado Flávio Dino. Dino teve uma excelente votação na desigual e covarde disputa contra a família Sarney em 2010. A morte do ex-governador Jackson Lago (PDT) no início deste ano deverá forçar uma aliança maior da esquerda em torno do nome de Dino em 2012.
Fortaleza deverá ser o maior palco da disputa dentre os partidos políticos de esquerda. O PT não abre mão de indicar o nome que sucederá Luizianne Lins na prefeitura da capital. Já o PCdoB considera que todos os partidos da base aliada estão aptos a lançar seus candidatos. O senador Inácio Arruda é o mais cotado para ser o candidato comunista em 2012, mas a decisão ainda não foi aprovada pelo comitê estadual.
Por fim, o Rio de Janeiro. A nota de Ilimar Franco parece errar apenas no que diz respeito à cidade maravilhosa. O PCdoB participa ativamente, ainda que com poucos espaços, da gestão do prefeito Eduardo Paes (PMDB) através da Secretaria de Esportes (Romário Galvão) e da Coordenadoria de Juventude (Igor Bruno). Nada indica que o partido não apoiará a reeleição de Eduardo Paes em 2012. No Rio de Janeiro a tática eleitoral do PCdoB deverá ser a disputa de importantes municípios do interior, como Petrópolis, Barra Mansa, Campos dos Goytacazes e Araruama.
Outra consideração a ser feita na nota é a de que há um processo avançado na cidade de Salvador para o lançamento de candidatura própria do partido. O nome mais cotado é o do deputado federal Daniel Almeida.
O partido entrará em processo de conferências municipais e estaduais nos próximos meses que auxiliarão a formatar melhor este quadro nacional. Mas as tendências já estão apresentadas.
fonte:http://fatossociais.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário