
A tentativa da coligação “Vitória do Povo” em proibir a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no programa eleitoral gratuito do candidato ao Governo pelo PDT, Carlos Eduardo acabou sendo frustrada pelo Tribunal Regional Eleitoral. Nesta terça-feira (17) o TRE julgou improcedente a ação movida pela coligação e determinou que Lula poderá participar dos programa de rádio e TV do pedetista.
A decisão tomada pela juíza Maria Zeneide Bezerra está fixada ao mural do Tribunal, fundamentada na lei 9.504/97, que permite a participação de imagem e voz de militante de partido diverso no âmbito regional desde que os partidos estejam coligados nacionalmente.
O PDT é coligado no âmbito nacional com o PT, partido do presidente Lula, e apoia a candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff à Presidência da República.
Ao saber da tentativa de impedir a participação do presidente Lula no programa eleitoral gratutito, o ex-prefeito de Natal criticou a ação da coligação “Vitoria do Povo” que tem como candidato ao Executivo, o atual governador Iberê Ferreira de Souza (PSB).
“Isso é não querer somar com uma candidatura que não é a dele, é a de Dilma”, disse na época . Ele afirmou ainda que, ao contrário do candidato do PSB, tem apoiado Lula desde 1989.
“Iberê Ferreira já apoiou Collor, Itamar, Fernando Henrique Cardoso. Não sabia que agora, com Lula, ele iria querer exclusividade. Na coligação dele tem gente apoiando [o candidato à presidência do PSDB] José Serra: PPS e PTB”,alfinetou Carlos Eduardo.
Com a decisão do TRE, o presidente Lula poderá participar dos programas eleitorais gratuitos tanto do candidato pessebista (Iberê Ferreira de Souza) quanto do pedetista (Carlos Eduardo).
fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário