5 de julho de 2010

CONSUMO DE CIMENTO RN EM 2009



De janeiro a julho de 2009 o RN consumiu 374.400 toneladas de cimento, um aumento de 1,87% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Uma observação atenta dos dados demonstra que em 2009 o consumo estadual caminha para uma estabilização.

Nos últimos anos o consumo de cimento no RN foi fortemente impactado pela construção da ponte Forte-Redinha (em Natal) e pela duplicação da BR 101 (que está sendo feita com pista de cimento). Além desses dois fatores expansivos tivemos: um boom imobiliário ligado à construção prédios voltados para os turistas estrangeiros; a construção de grandes obras privadas, como os shoppings (Midway, Norte-Shopping e o West-Shopping)

De uma média anual de consumo de 430 mil toneladas de cimento no período 2002-2005, o volume consumido no estado saltou para 678 mil toneladas em 2008.

Em 2009 a expectativa é que o consumo fique próximo do volume do ano passado.

Para os próximos anos a trajetória será impactada por dois movimentos divergentes: o fim da duplicação da BR 101 irá reduzir o consumo de cimento no estado. Por outro lado, provavelmente passaremos por um novo ciclo de expansão da construção civil voltada para o segmento residencial.

Mesmo assim o consumo estadual de cimento fica muito acima de sua produção. Essa situação mudará quando entrar em operação a fábrica da Votorantim Cimentos em Mossoró-Baraúna
FONTE:http://www.economiadorn.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário